Em tour mundial, embarcação italiana Amerigo Vespucci chega a Fortaleza no dia 4 de outubro para estreitar ainda mais laços entre os dois países e promover o made in Italy . Segunda escala será no Rio de Janeiro
Dando sequência a sua histórica viagem por mares do globo inteiro, o “Amerigo Vespucci”, considerado o “navio mais bonito do mundo” por muitos que vivem e acompanham o dia a dia naval, aportará em Fortaleza, no dia 4 de outubro. Ícone da Marinha italiana, a embarcação partiu da Itália no dia 10 de julho de 2023 para completar uma turnê mundial, a Amerigo Vespucci World Tour 2023-2025, com duração aproximada de 20 meses, combinando a tradicional atividade de formação de oficiais cadetes com oportunidades de relacionamento, cooperação, compartilhamento e promoção da imagem do país, da excelência do made in Italy e de seus produtos simbólicos.
A epopeia marítima do navio mereceu uma edição especial (impressa e digital) da revista Comunità Italiana, com patrocínio da Embaixada da Itália no Brasil e apoio dos Ministérios da Defesa (della Difesa) e do Exterior (degli Affari Esteri e della Coperazione Internazionale) da Itália e da Marinha (Marina Militare) italiana. Na edição, há depoimentos do vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, do ministro italiano Guido Crosetto (Defesa), dos ministros brasileiros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e José Mucio (Defesa), além dos almirantes Erico Credendino (de chefe do Estado-Maior Naval da Itália) e Marcos Olsen (comandante da Marinha do Brasil) e do capitão Lai (comandante do navio Amerigo Vespucci).
“O navio-escola da Marinha Militar Italiana Amerigo Vespucci atraca no dia 4 de outubro em Fortaleza e faz a segunda escala no Rio de Janeiro, no dia 20, mais de setenta anos após sua última viagem ao Brasil, em 1952. Desde então, os laços históricos entre Roma e Brasília fortaleceram-se ainda mais, com relações políticas, econômicas e científico-culturais cada vez mais intensas, apesar da distância puramente geográfica entre os dois países”, diz o vice-premier italiano Antonio Tajani, em artigo publicado na edição especial.
Para o ministro Mauro Vieira, a chegada ao Brasil do navio-escola Amerigo Vespucci é motivo de “enorme alegria” que “enriquece” o rico intercâmbio não só entre as forças armadas dos dois países e, em particular, as duas marinhas, como entre governos e sociedades brasileira e italiana. “As relações diplomáticas entre Brasil e Itália são longevas e fraternas, caracterizadas historicamente pela confiança e pelo apreço mútuos. A visita do presidente Lula a Roma em junho de 2023 confirmou a Itália como parceiro político de grande importância estratégica. Durante a visita, tive a oportunidade de manter proveitosa reunião com meu colega, o chanceler Antonio Tajani”, escreveu o ministro das Relações Exteriores em seu artigo, no qual também assinala que, no plano internacional, Brasil e Itália apresentam “visões convergentes acerca da importância do multilateralismo, da defesa da democracia, da promoção da paz, da proteção do meio ambiente e do respeito aos direitos humanos”.
Ministro da Defesa do Brasil, José Mucio exalta aproximação histórica com a Itália e deseja à tripulação do navio-escola Amerigo Vespucci uma “excelente” e “proveitosa” viagem, com “bons ventos” e “mares tranquilos!”. “O imponente navio-escola Amerigo Vespucci, ao cumprir sua nobre missão de concluir a formação de seus futuros oficiais de Marinha, de uma maneira que nem o melhor dos simuladores conseguiria fazer, ao mesmo tempo atua como uma “embaixada flutuante” ao “mostrar a bandeira” da Itália a diferentes portos dos vários continentes. Assim, esse navio-escola também pratica a “diplomacia naval” fortalecendo as boas relações já existentes, levando a bela cultura e as ricas tradições desta nação amiga”, exalta o ministro.
O capitão Lai, que sucede o capitão Luigi Romagnoli no comando do Amerigo Vespucci, narra em seu artigo a importância de estar de volta a um navio que o ensinou a amar a vida no mar: “O Vespucci foi meu primeiro navio: aqui embarquei pela primeira vez, fiz minha primeira experiência a bordo e minha primeira viagem fora do território nacional. Aqui vi o primeiro verdadeiro céu estrelado e aprendi a navegar observando os astros e aproveitando os ventos e as correntes. Foi uma experiência extraordinária e irrepetível de forma intensa e emocionante, durante a qual amadureci como homem e tornei-me marinheiro. Hoje, 28 anos depois, revivo essas mesmas emoções.”
A turnê mundial de Vespucci é uma oportunidade muito importante para a projeção internacional do sistema italiano, de seus produtos e de sua cultura no mundo. De Fortaleza, onde permanecerá até o dia 8 de outubro, a embarcação navegará até o Rio de Janeiro, permanecendo na capital fluminense entre os dias 20 e 24 de outubro.
Sobre a Comunità Italiana
A comunidade ítalo-brasileira é notória pela atuação diferenciada nos mais diversos setores. Italianos e seus descendentes fazem opinião e têm importante poder de decisão por aqui. A revista Comunità Italiana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil. A publicação traz os assuntos mais relevantes para os dois países e une modernidade e bom gosto para atender a um público que faz a diferença na sociedade. Mensal, com projeto gráfico e editorial modernos, conteúdo diversificado e entrevistas exclusivas com personalidades de diversos campos, esta revista fundada pelo jornalista e executivo Pietro Petraglia junto a intelectuais e personalidades de diversos segmentos é única no mercado editorial.